A importância do Exame Preventivo.

2019-09-09T15:18:30+00:008 de setembro de 2019|

Para se prevenir contra o câncer de colo uterino, duas medidas são imprescindíveis: a detecção precoce e a vacinação contra o HPV. Mas, apesar da alta eficácia das vacinas contra o HPV, o Exame Preventivo para identificação do câncer de colo ainda será importante por décadas.

No Brasil, esse rastreamento com citologia oncótica é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos e que já iniciaram atividade sexual. O exame também deve ser repetido a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.

Antes dos 25 anos prevalecem as infecções por HPV e as lesões de baixo grau, que regredirão espontaneamente. Após os 65 anos, com os exames preventivos normais, o risco de desenvolvimento do câncer cervical é reduzido dada a sua lenta evolução.

É importante destacar que a priorização de uma faixa etária não exclui a necessidade do exame para mulheres mais jovens ou mais velhas.

Referências:

  1. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
  2. National Institute of Health National Cancer Institute. Cervical cancer treatment (PDQ): health professional version; 2016.
  3. World Health Organization (WHO). WHO guidelines for screening and treatment of precancerous lesions for cervical cancer prevention. 2013.